segunda-feira, 22 de abril de 2013

Texto Colaborativo


Horário de verão. Saí de casa muito cedo, e já estava próximo à Universidade, quando, de
repente, me deparei com a mais surpreendente cena:
Observei um grupo de aves migratórias deslocando-se no sentido norte-sul. De imediato o que
me chamou mais a atenção foi a formação das aves, pois as mesmas estavam organizadas
em formação de V. Nesta hora lembrei-me do fato de sempre escutar histórias sobre a
aerodinâmica empregada para que todas as aves consigam chegar ao seu destino, sem haver
uma exaustão de sua energia. É claro que há o cansaço natural da viagem, mas o esforço do
grupo em proteger aquelas que estão com as condições físicas mais abaladas, para que estas
não se percam do grupo ou até cheguem a morrer. Esta é uma forma de trabalho em grupo, de
solidariedade no mundo animal, num sistema de um por todos e todos por um. Já li sobre esse
tipo de formação de vôo dessas aves, e se me recordo o texto dizia que nesse tipo de formação
as aves mais cansadas ficam do meio para o fim e de certa forma aproveitam a sobra de


energia daquelas que estão à frente.
Fonte da imagem: http://animais.culturamix.com

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Meio Ambiente no Brasil



  • Clique no link abaixo e verifique tudo o que está sendo discutido na área de Meio Ambiente do Brasil: políticas públicas, legislação, espécies em extinção, entre outros assuntos:

http://en.wikipedia.org/wiki/Environment_of_Brazil

Fonte das imagens: http://www.ogritodobicho.com
andremolonigestor.blogspot.com

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Vídeo Aulas de Salman Khan

  • Estudantes mundo afora hoje recorrem às aulas de Khan. Nos vídeos, o professor usa o computador como se fosse um quadro negro. A diferença é que fala de um jeito simples e direto e assim ajuda a desvendar equações matemáticas, fórmulas de física e outras disciplinas. Tudo começou quando o então corretor do mercado financeiro, formado em engenharia, decidiu ajudar uma prima de dez anos, que tinha dificuldade com as lições de matemática.
  •  Como moravam em cidades diferentes, Khan decidiu gravar vídeos e mandar para a prima pela internet. 
  • Ela gostou, passou para os irmãos, depois para os primos, para os amigos. As aulas foram parar em um site internacional e viraram febre. Já foram mais de 220 milhões de exibições em todo o mundo. 
  • No Brasil, a fundação Lemann já traduziu parte dos vídeos. Em um seminário em Brasília, Salman Khan falou sobre sua ideia de educação. Um modelo de ensino diferente, em que o aluno assiste aos vídeos em casa e vai para a escola tirar dúvidas com o professor e discutir com os colegas.

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Recursos Educacionais Abertos - REAs

  • Existem vários sites de boa aplicabilidade no campo educacional, os quais são capazes de enriquecer o processo de ensino e aprendizagem atual, basta conhecê-los, estudá-los mais afundo e buscar a melhor maneira de utilização.
    Abaixo transcrevo alguns destes recursos apresentados do PAFC 2013 da UEPG, os quais podem ser muito úteis para pesquisa:
    http://es.childrenslibrary.org/ É uma biblioteca digital de livros infantis.
    http://ocw.mit.edu/courses/   O MIT OpenCourseWare disponibiliza o material online de cursos de graduação e pós de 36 departamentos do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) para consulta livre.
    www.ted.com - Centenas de vídeos tratando de temas variados.
    condigital.ccead.puc-rio.br/condigital/ material didático da área de química.
    www.senai.br/ead/transversais/ - cursos de capacitação para quem está entrando no mercado de trabalho ou está inserido nele.
    http://www.saylor.org/  - O site não emite certificados e diplomas, mas suas 17 áreas de estudos ficam abertas para consulta pública.
    https://education.skype.com/ - Promove a troca de experiências entre educadores e alunos do mundo todo.
    http://veduca.com.br/index.php - Aulas de universidades estrangeiras renomadas traduzidas para o português.
    http://www.ocw.unicamp.br/ - O OpenCourseWare oferece aulas de professores da própria Unicamp.
    http://acervodigital.unesp.br/ - O material produzido pelos professores da Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho).
    http://www.univesp.ensinosuperior.sp.gov.br/ - A proposta da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) é oferecer ensino superior público gratuito aos estudantes.
    http://www.eaulas.usp.br/portal/home - O site tem cerca de 880 videoaulas abertas ao público em geral, em que professores da USP (Universidade de São Paulo) explicam temas complexos, divididos por áreas de estudo (Exatas, Humanas e Biológicas).
    http://oyc.yale.edu/  - A instituição de ensino tem uma série de aulas on-line gratuitas.
    eadsenar.canaldoprodutor.com.br/cursos - Voltado para o empreendedorismo no meio rural, o Canal do Produtor ensina noções de gestão da propriedade, otimização de negócios e capacitação de mulheres, entre outros assuntos de interesse ao agronegócio.
    www.hsw.uol.com.br - Este site é um compêndio de curiosidades sobre o mundo em que vivemos.
    www.gutenberg.org/wiki/Main_Page  - Pelo Projeto Gutenberg, é possível acessar e-books clássicos da literatura mundial para leitura online ou download para leitura em tablets e e-readers.
    www.coursera.org -Somente em inglês, o site reúne mais de cem aulas online de universidades americanas, como a Universidade de Stanford.
    www.dominiopublico.gov.br - Biblioteca digital com acervo diversificado.
    portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html - Site do governo contém itens de interesse do professor e disponibiliza conteúdos multimídia, além de cursos e materiais para serem adotados em sala de aula.
    www.ead.sebrae.com.br/hotsite/cursos - Cursos abertos do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) para empreendedores.
    www5.fgv.br/fgvonline/Cursos/Gratuitos - A Fundação Getulio Vargas oferece cursos gratuitos e variados com duração de 5 horas a 30 horas.
    www.labvirt.fe.usp.br - O Laboratório Didático Virtual é uma iniciativa da USP (Universidade de São Paulo). Nele, há animações sobre física e química feitas a partir de sugestões de alunos do ensino médio das escolas da rede pública.  • Fundação Bradesco (www.ev.org.br/Paginas/Home.aspx) - O aluno pode aprender como fazer um currículo e se preparar para uma entrevista de emprego.
    jedi.wv.com.br - Manuais, prova, exercícios, materiais de referência e videoaulas estão disponíveis neste site do Moodle do DFJUG, grupo de Java que tem entre seus objetivos ensinar de forma livre e gratuita a linguagem Java e as tecnologias a ela associadas. Os temas versam sobre bancos de dados, programação web e segurança da rede, entre outros.
    www.fundacaolemann.org.br/khanportugues/ Aulas de matemática, física, química e biologia foram traduzidas para o português em uma parceria com a Fundação Lemann.
    www.moodle.org.br - Rede social voltada para educadores, que podem criar cursos online, grupos de trabalho e comunidades de aprendizagem em nível mundial. Voltado principalmente para o e-learning (ensino a distância).